Fotos

Imagem aérea da Vila Progresso, 1958, a seguir imagem atual do Google Earth:





A imagem acima é do Atalho da Mogiana, anos 60, a árvore ao fundo é a mesma circulada na imagem abaixo, mais abaixo uma imagem atual do local.



A imagem abaixo é do Anchieta (anos 80) e abaixo uma foto de uma formatura da escola (anos 70) a última senhora da direita (perfil) é Dona Terezinha, primeira diretora da unidade.




A imagem abaixo é da Estação Parada XV, anos 80.


Se você possui imagens antigas do bairro mande para nós no e-mail vilaprogresso100@gmail.com, que postaremos no blog.

24 comentários:

  1. Enviei mais fotos há qutro dias atrás, se for interessante enviarei mais, belo trabalho comunitário!Silvio Araujo(najmarts).A exemplo desta foto do anchieta(80) tirei quando tinha 14 anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa escola foi construída em terreno doado pela minha família "Lopes" e também foi onde lecionei logo que me formei em 1969. Aquela árvore lá em cima era nas terras do meu avô Francisco Lopes e onde foi construída a escola (em frente) eram terras da minha madrinha, irmã do meu avô.

      Excluir
    2. que sds... passei esses dias por lá... estudei na década de 70 no Achieta...

      Excluir
    3. Eu também desde o primeiro dia da inauguração
      A diretora era dona Terezinha
      Comíamos sagu no barzinho do seu Militao q ficava na mesma Rua do portão da escola
      Tbm tinha o bar da dona Anzola onde compravam os álbuns é figurinhas mais nunca ganhavamos nada

      Excluir
    4. Eu me lembro do bar que vendia sagu..tbm ia la depois da aula.

      Excluir
  2. Adorei esse blog!
    Continue postando mais coisas sobre o nosso bairro!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Cara que bom que tem pessoas como vc que apesar de tudo e as diferenças não esconde a Raiz .. Hoje moro em santo andre , mas nasci e fui criado ai na Progresso no colegio anchieta ,Riguetto ..
    Amo o Lado leste, quem é da zona leste jamais esquece !!

    ResponderExcluir
  4. Que saudades do Colégio Anchieta, Dona Terezinha, Estação de Trem e muito mais..Quem tiver fotos antigas neste sentido eu gostaria muito de ter uma cópia..Adauton Simião de Melo, nascido e criado na Vila Progresso desde 1962..adautosmelo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. muito legal morei ai na Progresso, estudei no Augusto Breves nos anos 80,
    Hoje moro no interior de Sp.

    ResponderExcluir
  6. Corrigindo o meu e-mail:
    adautonsmelo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. FAZ SABER ao (s) denunciado (a) SERGIO CRISTIAN FELICIO, vulgo “Serginho”, RG 38628743-0/SSP/ SP, filho de Sergio Felício e de Maria Rosa Tiedtke Felício, de cor branca, profissão encanador, nascido aos 14.12.1981, natural de São Paulo/SP, com endereço na rua Mogumbeira, 30, Itaquera/SP ou rua Mungubeira, 491, V. Progresso/SP ou rua Damásio Pinto, 2068, Parada 15 de Novembro/SP ou rua Paravisco, 491, casa 01, São Miguel/SP, pelo presente edital, com o prazo de quinze dias, que fica (m) citado (s) e intimados para, no prazo de dez dias, responder a acusação que lhe (s) é feita como incurso (s) no artigo 121, § 2º, II, do Código Penal, no processo nº 052.08.001141-3, por advogado que deverá constituir, ficando ciente de que, se não tiver condições para tal, poderá procurar a Defensoria Pública do 1º Tribunal do Júri no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães, na Avenida Dr. Abraão Ribeiro nº 313 – Barra Funda – CEP: 01133-020 – 2º ANDAR – Sala 2-059 Telefone 2127-9429 – a partir de 13:00 horas, bem como, decorrido o prazo, ser-lhe-á nomeado Defensor Público para oferecer a resposta, sem prejuízo de, a qualquer tempo, poder constituir defensor de sua escolha. Dos fatos constantes da denúncia e assim resumidos de acordo com o Provimento IV/64 do Egrégio Conselho Superior da Magistratura: “Consta do inquérito policial que, no dia 07 de janeiro de 2008, por volta das 13h24, na rua Padre Antão Jorge, esquina com a rua Erva Galega, Itaquera, nesta Capital, SERGIO CRISTIAN FELICIO, vulgo “Serginho”, impelido por motivo fútil, com inequívoca intenção de matar, efetuou disparos de arma de fogo contra FERNANDO DOS SANTOS MANZINI provocando-lhe os ferimentos descritos no laudo de exame necroscópico, que foram a causa de sua morte. Segundo restou apurado, no dia dos fatos, o ofendido se dirigia até a casa de sua namorada, Sabrina, quando, no portão da residência desta, foi abordado pelo indiciado. Houve uma discussão acerca de uma dívida de quarenta reais, sendo que o indiciado sacou a arma de fogo que portava e efetuou disparos contra a vítima, que ainda tentou sair do local, mas veio a cair no cruzamento entre as ruas Padre Antão Jorge e Erva Galega. Socorrido, o ofendido não resistiu aos ferimentos. O indiciado agiu impelido por motivo fútil, matando a vítima em razão de uma dívida de quarenta reais, na qual foram arroladas as seguintes testemunhas: LUCIANA RIBEIRO MANZINI, SABRINA DE MENES ES DA SILVA, RICARDO MANZINI, TESTEMUNHA PROTEGIDA e ADRIANO MACHADO DOS SANTOS”. E, como não foi (ram) o (s) réu (s) localizado (s) pelo Sr. Oficial de Justiça, dando-o (s) como em lugar incerto e não sabido, mandou expedir o presente edital, que será publicado e afixado, na forma da lei e no lugar de costume deste Juízo. São Paulo, 1º de junho de 2010. DANIEL LUIZ MAIA SANTOS -Juiz de Direito Presidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço q se alguém tiver notícias desse Sergio Cristian Felicio informar. Ele está c minha filha em cárcere privado. Peço ajuda lugar p 190 ou no cel 917132307

      Excluir
  8. Na terceira foto acima onde tem um casal, aquela é a antiga estrada da Mogiana, nessa época, anos 60 eu tinha 10 anos e andava a pé por ela para pegar o ônibus lá na Av. Pires do Rio que ligava Itaquera a São Miguel Paulista pois eu fazia curso de admissão ao ginásio na D. Anita (famosa e rígida professora que morava e lecionava na Colônia Japonesa onde tinhas as festas do pêssego. no fundo do casal estão as terras que eram da minha família, do lado que tem a árvore eram do meu avó Francisco Lopes e do lado direito eram da minha madrinha Palmira Lopes Inocêncio e onde foi construído o colégio Anchieta onde eu lecionei acho que nos anos 70. D.Teresinha (7a. foto) foi minha professora do 1o. ao 4o. ano primário quando me formei em 1959. Me lembro que no 1o. ano, quando ainda não tinha sido construído o Galpão de Madeira, tínhamos aula num salão de festa emprestado pela Chácara das Flores que era em frente das nossas terras, na mesma Estrada da Mogiana. Meu pai José Bechilia era muito amigo do Sr. Abel marido da D.Terezinha e ambos eram muito atuantes na Sociedade Amigos da V. Progresso. Me lembro de vários bailinhos promovidos pela Sociedade que aconteciam no salão onde anos antes estudei o 1o. ano do grupo escolar.
    Minha mãe D. Judith foi muito amiga da D. Terezinha, lecionou como substituta no curso primário nos anos 60, foi professora de corte e costura (uma das alunas dela era filha do Sr. Álvaro Simões que era amigo de meu pai e muito atuante na Sociedade Amigos da V. Progresso. A história de nossa família na V. Progresso, começou por volta de 1920 quando meu biso MANOEL JOAQUIM LOPES foi nomeado pela Cia Progresso para ser o Administrador dessas terras que mais tarde se tornariam V. Progresso. Quem tiver mais informações eu adoraria ter contato para trocarmos informações, fotos etc. Meu e-mail: laura.bechilia@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço por favor quem tiver a foto de um Castelo é um pé de paineira ou barriguda que ficava acima da Atalho da Mogiana por favor publicar fotos do Castelo eu morei até mais ou menos até 1976 na antiga Rua Rio Araguai hoje atual rua Piaçava
      Meu nome é Benedito filho da dona Lola
      Hj moro em GUARAREMA CIDADE TURISTICA AINDA NA GRANDE SÃO PAULO A ULTIMA CIDADE COM DDD 011

      Excluir
  9. Laura, boa noite. Aqui é o Fernando, filha da D. Therezinha e do "seu" Abel, lembro muito de vocês todos e sei da amizade do seu pai conosco. Além disso a sua mãe D. Judith era uma pessoa também muito querida. O trabalho deles todos e de mais alguns (Sr. João de Castro, Severiano, Edson, etc.) ajudou demais a Vila Progresso a ser como é hoje. Lembro de morar na Mogiana, antes da construção do Anchieta e nessa época a única rua asfaltada era a Cecília Iter, pois nela passava o ônibus da CMTC Praça Clovis. Dessa época também lembro com clareza deles dois (Abel e Bechilia) discutindo os pedidos a fazer para o governo e prefeitura, para asfaltamentos e um posto de saúde. Bons tempos. Vou mandar algumas fotos para o Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi nesse mesmo lugar é nesse mesmo tempo tinha o EMPORIO GANHA POUCO AI NA OUTRA RUA DA ESCOLA ANCHIETA

      Excluir
    2. Rua Laurentino Xavier dos Santos

      Excluir
  10. Oi Boa noite sou neta do Geraldo Galdino mais conhecido como seu ado tem fotos dele se voceis quiser gostei muito de ter colocado meu avô na história de 100 ds Vila progresso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, as fotos serão muito bem vindas, podem ser encaminhadas por e-mail vilaprogresso100@gmail.com, teremos prazer em publicá-las, obrigado.

      Excluir
  11. Estudei também no Colégio boas lembranças futebol com os amigos Kleber, Ademir,Milton

    ResponderExcluir
  12. Morei na Rua Paschoal Tigano ano 1964-1978
    Morei na Rua Gabriel Garcia ano 1978-1994
    Moro em Mogi das Cruzes SP
    Estudei na Escola Padre Anchieta que foi inaugurada como "Escolas Agrupadas de Vila Progresso" 1972-1980
    Aqui em Mogi das Cruzes (re)encontro muitas pessoas que "nasceram" em Vila Progresso!

    ResponderExcluir